SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número98TEÓRICOS POLÍTICOS E PROPOSTAS CONSTITUCIONAIS NA INGLATERRA (1645-1669)A VÍTIMA DESIGNADA. Representações do tráfico de pessoas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

LOPES, Andreia Aparecida Ferreira. EMPODERAMENTO, AMIZADE E CUIDADO DE SI. Novas formas de relação de assistência à saúde. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2018, vol.33, n.98, e339806.  Epub 26-Jul-2018. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/339806/2018.

O artigo analisa o modo como os grupos de educação em saúde que congregam pessoas com diabetes promovem o empoderamento de seus membros, estimulando processos de reestruturação das relações mais tradicionais de assistência à saúde. A pesquisa que originou o texto apoia-se em metodologia qualitativa, envolvendo a etnografia dos “grupos de saúde” de uma associação de diabéticos no município de São Paulo e de um Centro de Saúde no município de Campinas (SP). Foram realizadas entrevistas com seus membros, sobretudo mulheres, com idades entre 53 e 87 anos e pertencentes às camadas populares, com o intuito de explorar características de sociabilidade desenvolvidas nesses grupos. Para tanto, considerou-se a amizade uma categoria relevante à compreensão do modo como se caracterizam as novas práticas de cuidado com a saúde, contrastando com relações mais tradicionais como as de caráter familiar. O quadro aponta a dinâmica de reencantamento das relações no espaço público, no contexto da modernidade reflexiva.

Palavras-chave : Empoderamento; Grupos de saúde; Amizade; Cuidado de si; Diabetes.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )