SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número98A VÍTIMA DESIGNADA. Representações do tráfico de pessoas no BrasilBANCADA SINDICAL, POLÍTICA PREVIDENCIÁRIA E PROCESSO DECISÓRIO NO GOVERNO DILMA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

FERES JUNIOR, João; VEIGA, Luciana Fernandes  e  RIBEIRO, Ednaldo. O OVO E A GALINHA. Estudo do enquadramento e da recepção da cobertura jornalística no pleito de 2014. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2018, vol.33, n.98, e339809.  Epub 26-Jul-2018. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/339809/2018.

A partir de uma revisão dos trabalhos sobre o voto econômico e a cobertura da imprensa em eleições, propomos a hipótese de que o enquadramento (com noções de valência e responsabilização dos eventos) impresso pelo veículo em sua cobertura está associado à percepção do leitor/eleitor sobre a economia e o desempenho do governo federal. Fazemos uma análise quantitativa do enquadramento da economia e do governo federal nas notícias dos seguintes veículos: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal Nacional, entre os meses de agosto e outubro de 2014. Utilizamos um survey com os dados sobre as percepções da situação da economia e do governo federal de consumidores de tais jornais e telejornal, no período. A partir de modelos logísticos multinomiais, concluímos que assistir JN e ler O Globo reduzem as chances de avaliar bem a economia, mas não impactam na avaliação do governo; ler a FSP não altera tais chances.

Palavras-chave : Voto econômico; Cobertura da grande imprensa; Enquadramento midiático; Recepção de notícia; Eleição presidencial no Brasil 2014.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )