SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número98A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE MAQUIAVEL: UMA CRÍTICA À INTERPRETAÇÃO ANTI-INSTITUCIONALISTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

MARQUES, Francisco Moraes da Costa. CONEXÃO ELEITORAL EM UM SISTEMA PROPORCIONAL DE LISTA ABERTA: DISTRITOS INFORMAIS E EMENDAS AO ORÇAMENTO NO RIO DE JANEIRO. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2018, vol.33, n.98, e339811.  Epub 17-Set-2018. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/339811/2018.

Este artigo tem como objetivo identificar os efeitos da conexão eleitoral sobre o comportamento dos legisladores brasileiros examinando as escolhas de prioridade de políticas públicas dos vereadores cariocas no processo de alocação de recursos orçamentários. A pesquisa abrange o período de quatorze anos entre 1997 e 2010. A influência crucial da conexão eleitoral na decisão dos parlamentares é mostrada por meio de um conjunto de regressões múltiplas. Os resultados contrastam com as perspectivas mutuamente excludentes de cientistas políticos comparativistas e especialistas em Brasil. O que emerge da análise é uma realidade menos caricata e mais complexa do que aquela usualmente atribuída à conexão eleitoral no sistema proporcional de lista aberta. O distrito eleitoral multinominal formal – um município com cinquenta e dois representantes – converte-se em dezenas de distritos informais cujas fronteiras podem ser geográficas, temáticas ou ideológicas. Embora focado no Brasil, este artigo contribui para preencher uma lacuna mais ampla da literatura a respeito sistema proporcional de lista aberta, adotado por outros países em eleições nacionais, como na Colômbia e no Peru, e em eleições subnacionais, como em muitos estados federais da Alemanha.

Palavras-chave : Sistemas eleitorais; Comportamento parlamentar; Conexão eleitoral.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )