SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número99“EGRESSAS” DE SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO E A INVENÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE VIDAENCONTRAR A POSIÇÃO DE SI MESMO NA SOCIEDADE: UMA PESQUISA BASEADA EM VINHETAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

BIANCHI, Alvaro. GRAMSCI, CROCE E A HISTÓRIA POLÍTICA DOS INTELECTUAIS. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2019, vol.34, n.99, e349915.  Epub 28-Fev-2019. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/349915/2019.

Um dos projetos desenvolvidos por Antonio Gramsci consiste em uma ampla crítica das ideias do filósofo Benedetto Croce. Inicialmente concebida como parte de uma pesquisa sobre a teoria da história e da historiografia, essa crítica desloca-se, gradativamente, em direção a uma história política dos intelectuais italianos da qual Croce seria um dos protagonistas. Este artigo reconstrói o percurso dessa pesquisa no interior dos Quaderni del carcere, cotejando-os com a correspondência que seu autor manteve com Tatiana Schucht e, por intermédio dela, com Piero Sraffa. Essa reconstrução permite jogar novas luzes sobre o próprio método de investigação de Antonio Gramsci, o qual assume como princípio a identidade entre filosofia, história e política.

Palavras-chave : Intelectuais; História dos Intelectuais; Antonio Gramsci; Benedetto Croce.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )