Acessibilidade / Reportar erro

COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital* * Agradeço aos pareceristas da RBCS pelos comentários precisos e aos membros da Oficina de Sociologia Econômica e do Trabalho (OSET, FFLCH-USP) pelas observações lançadas durante a pesquisa, financiada pelo CNPq.

HOW DO START-UPS GROW? THE ROLE OF PERFORMANCES AND DISCOURSES IN SEARCH FOR CAPITAL

COMMENT LES START-UPSSE DÉVELOPPENT-ELLES? PERFORMANCES ET DISCOURS DES ENTREPRENEURS À LA RECHERCHE DE CAPITAL

O artigo analisa as performances e estratégias discursivas mobilizadas por empreendedores de start-upsde base tecnológica, à procura de capital. Uma situação típica foi objeto de etnografia, a saber, um concurso no qual empreendedores – recém-qualificados por uma empresa especializada no desenvolvimento desse tipo de negócio – competiram pela atração de investidores. Por uma ótica microssociológica, firmada na teoria goffmaniana, a pesquisa revela que os empreendedores têm suas performances assentadas na persona do “futuro bilionário” e que seus discursos tratam de “futuros imaginados”. Ao revelar os principais componentes da representação social dos empreendedores de start-ups, o estudo pretende restituir a dimensão cultural dos acordos econômicos e, assim, demonstrar como agência, significados e relações se fazem imbricados na construção de firmas notadamente contemporâneas.

Empreendedorismo; Cultura; Microssociologia; Investimento; Firma; Start-up


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br