Acessibilidade / Reportar erro

VERDADE POLICIAL COMO VERDADE JURÍDICA: NARRATIVAS DO TRÁFICO DE DROGAS NO SISTEMA DE JUSTIÇA * * Este artigo foi adaptado do trabalho apresentado no 40º Encontro Anual da Anpocs, no SPG 11 – Drogas, atores e sociedade, em Caxambu, MG, 2016. A pesquisa foi desenvolvida com apoio da Fapesp, processo 2014/19557-8.

POLICE TRUTH AS LEGAL TRUTH: NARRATIVES OF DRUG TRAFFICKING IN THE JUSTICE SYSTEM

LA VÉRITÉ POLICIÈRE EN TANT QUE VÉRITÉ JURIDIQUE: LES RÉCITS DU TRAFIC DE STUPÉFIANTS DANS LE SYSTÈME DE LA JUSTICE

O que torna possível que narrativas policiais de flagrantes de tráfico de drogas sejam recepcionadas como verdade pelos operadores do direito, sobretudo juízes? Para responder a essa questão, o artigo apresenta análises de processos, entrevistas com policiais, juízes e promotores e registros de campo de audiências judiciais. Foram utilizados multimétodos, combinados à análise de fluxo do sistema de justiça. Constatou-se que a verdade policial resulta de um processo de seleção daquilo que os policiais do flagrante vão considerar adequado tornar oficial. Essa verdade é recepcionada pelos operadores do direito e justificada a partir de um repertório de crenças: a crença na função policial, a crença no saber policial e a crença na conduta do policial. A crença dispensa o conhecer, pois não se questiona a forma como as informações foram produzidas pelos policiais. A verdade policial é uma verdade que vale para o direito, sendo o elemento central para a constituição da verdade jurídica.

Verdade jurídica; Tráfico de drogas; Justiça criminal; Polícia; Verdade policial


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br