Acessibilidade / Reportar erro

AS METAMORFOSES IDEOLÓGICAS DO PENSAMENTO BRITÂNICO SETECENTISTA Do republicanismo de Bolingbroke ao liberalismo de Burke (1720-1770)

THE IDEOLOGICAL METAMORPHOSIS OF XVIII CENTURY BRITISH THINKING: FROM BOLINGBROKE’S REPUBLICANISM TO BURKE’S LIBERALISM

LES MÉTAMORPHOSES IDÉOLOGIQUES DE LA PENSÉE BRITANNIQUE DU XVIIÈME: DU RÉPUBLICANISME DE BOLINGBROKE AU LIBÉRALISME DE BURKE (1720 – 1770)

O presente artigo explora as transformações e diferenças entre republicanismo e liberalismo nas linguagens políticas do debate britânico setecentista. Pretendemos demonstrar como as dinâmicas próprias ao que estamos chamando de “momento oligárquico” inglês se expressam em linguagens políticas distintas: de um lado, a retomada de certo tipo de republicanismo maquiaveliano volta-se contra o predomínio das oligarquias e apela ao protagonismo da coroa; do outro, a defesa das transformações sociais e econômicas acarretadas pela expansão do comércio e da vida civil conduz ao diagnóstico da incompatibilidade do republicanismo antigo com a modernidade e acentua a necessidade de convivência entre o indivíduo privado e o cidadão moderno. Ao fim, este debate, indissociável de problemas contextuais e históricos do processo político inglês, ilustra uma transformação central para a emergência das linguagens políticas que constituem as ideologias e instituições predominantes da democracia liberal.

Palavras-chave:
Liberalismo; Republicanismo; Teoria política britânica; Constituição; Governo misto


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br