Acessibilidade / Reportar erro

ENTRE A DIVERSIDADE E O ANTAGONISMO: PRÁTICAS ARTICULATÓRIAS DA DISCURSIVIDADE LGBT NO MINISTÉRIO DA CULTURA * * Pesquisa financiada pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes. Artigo apresentado no GT “Pluralismo, identidade e controvérsias sociopolíticas” (41º Encontro Nacional da ANPOCS, 2017). Agradecemos os professores Joanildo Albuquerque Burity (Fundaj) e Paula Montero (USP) – coordenadores do GT – e demais colegas pelos comentários e sugestões.

BETWEEN DIVERSITY AND ANTAGONISM: ARTICULATORY PRACTICES OF LGBT DISCURSIVENESS IN THE BRAZILIAN MINISTRY OF CULTURE

ENTRE LA DIVERSITÉ ET L’ANTAGONISME: PRATIQUES D’ARTICULATION DE LA DISCURSIVITÉ LGBT AU MINISTÈRE DE LA CULTURE

Este trabalho tem por objeto um conjunto de programas, ações e mecanismos institucionais do Ministério da Cultura (MinC) que passaram a contemplar a coletividade LGBT durante os governos de Lula e Dilma. O objetivo principal do estudo foi compreender a institucionalização das agendas culturais do movimento LGBT em âmbito federal. Analisamos documentos do MinC e depoimentos públicos de agentes desse universo recorrendo ao suporte da Teoria do Discurso (TD) de Laclau e Mouffe (2010), perspectiva segundo a qual a hegemonia opera num movimento de negociação entre discursos contraditórios, visando estabelecer relações de ordem e aglutinação social. Nossa hipótese é que as ações do MinC, sobretudo os editais voltados à cultura LGBT, buscaram administrar os conflitos entre valores minoritários e hegemônicos na sociedade brasileira. Os antagonismos colocados pelas diferenças sexuais e culturais encampadas pelo movimento LGBT teriam sido neutralizados pelo discurso liberal da diversidade.

Políticas culturais; Movimento LGBT; Discursividade


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br