SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Efeitos do óleo essencial de Pilocarpus spicatus Saint-Hilaire (Rutaceae) no desenvolvimento de ninfas de Rhodnius prolixusAtividades antialimentar e alelopática do extrato hidroalcoólico obtido das folhas de Nim (Azadirachta indica) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Farmacognosia

versão impressa ISSN 0102-695X

Resumo

PERAZZO, Fabio F. et al. Avaliação comparativa dos efeitos anti-inflamatório e antinociceptivo de terpenóides e de extrato aquoso obtidos de Croton cajucara Benth. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2007, vol.17, n.4, pp. 521-528. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2007000400008.

O 19-nor-clerodano trans-crotonina (CTN) e o triterpeno ácido acetil aleuritólico (AAA), isolados das cascas do caule de Croton cajucara Benth (Euphorbiaceae), uma planta tradicional da Região Amazônica do Brasil, bem como o extrato aquoso (EA) das cascas do caule deste Croton, foram submetidos a experimentos farmacológicos utilizando animais, para avaliação das atividades anti-inflamatória e antinociceptiva. A administração oral de AAA (50 mg/kg), CTN (50 mg/kg) ou AE (300 mg/kg) inibiram as contorções em ratos, induzidas por ácido acético. Os terpenóides AAA e CTN, bem como o extrato polar EA, inibiram significativamente o edema de pata em ratos, induzido por carragenina. As inibições foram observadas em todos os intervalos de medições, tendo sido evidenciado melhores inibições para os terpenóides AAA (47,7%, após a primeira hora) e CTN (54,4%, após a segunda hora). Evidenciou-se ainda, após 90 minutos do estímulo, significante inibição no edema induzido por dextrana (31,9% para CTN e 28,5% para AAA) e por histamina (43,2% para CTN e 40,5% para AAA). Estes resultados confirmam o uso popular de Croton cajucara na região Amazônica do Brasil, no combate a inflamações.

Palavras-chave : Croton cajucara; ácido acetil aleuritólico; trans-crotonina; anti-inflamatório; antinociceptivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês