SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Efeitos do óleo essencial de Pilocarpus spicatus Saint-Hilaire (Rutaceae) no desenvolvimento de ninfas de Rhodnius prolixusAtividades antialimentar e alelopática do extrato hidroalcoólico obtido das folhas de Nim (Azadirachta indica) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Farmacognosia

versão On-line ISSN 1981-528X

Resumo

PERAZZO, Fabio F. et al. Avaliação comparativa dos efeitos anti-inflamatório e antinociceptivo de terpenóides e de extrato aquoso obtidos de Croton cajucara Benth. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2007, vol.17, n.4, pp. 521-528. ISSN 1981-528X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2007000400008.

O 19-nor-clerodano trans-crotonina (CTN) e o triterpeno ácido acetil aleuritólico (AAA), isolados das cascas do caule de Croton cajucara Benth (Euphorbiaceae), uma planta tradicional da Região Amazônica do Brasil, bem como o extrato aquoso (EA) das cascas do caule deste Croton, foram submetidos a experimentos farmacológicos utilizando animais, para avaliação das atividades anti-inflamatória e antinociceptiva. A administração oral de AAA (50 mg/kg), CTN (50 mg/kg) ou AE (300 mg/kg) inibiram as contorções em ratos, induzidas por ácido acético. Os terpenóides AAA e CTN, bem como o extrato polar EA, inibiram significativamente o edema de pata em ratos, induzido por carragenina. As inibições foram observadas em todos os intervalos de medições, tendo sido evidenciado melhores inibições para os terpenóides AAA (47,7%, após a primeira hora) e CTN (54,4%, após a segunda hora). Evidenciou-se ainda, após 90 minutos do estímulo, significante inibição no edema induzido por dextrana (31,9% para CTN e 28,5% para AAA) e por histamina (43,2% para CTN e 40,5% para AAA). Estes resultados confirmam o uso popular de Croton cajucara na região Amazônica do Brasil, no combate a inflamações.

Palavras-chave : Croton cajucara; ácido acetil aleuritólico; trans-crotonina; anti-inflamatório; antinociceptivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglêspdf em Inglês