SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Pharmacobotanical study of the leaves of Cissampelos sympodialis Eichl., (Menispermaceae)Interactions between drugs and ginkgo or ginseng herbal medicines índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Farmacognosia

versión impresa ISSN 0102-695X

Resumen

EMPINOTTI, Cláudia Bonissoni  y  DUARTE, Márcia do Rocio. Estudo anatômico de folha e caule de Elephantopus mollis Kunth (Asteraceae). Rev. bras. farmacogn. [online]. 2008, vol.18, n.1, pp. 108-116. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2008000100020.

Conhecida comumente como erva-de-colégio, erva-grossa e sussuaiá, Elephantopus mollis Kunth (Asteraceae) é uma espécie herbácea perene, de base sublenhosa, ramos curtos e flores arroxeadas. Suas folhas são empregadas como emoliente, resolutivo, sudorífico e no tratamento de bronquite, tosse e gripe na medicina popular. O objetivo deste trabalho foi estudar caracteres anatômicos foliares e caulinares, a fim de fornecer subsídios aplicáveis à identificação da planta medicinal. Folhas adultas e fragmentos de caules foram fixados, seccionados e corados com azul de astra/fucsina básica ou com azul de toluidina. Testes microquímicos e análise ultra-estrutural de superfície foram também executados. A folha possui epiderme uniestratificada, recoberta por cutícula estriada e, em vista frontal, tem células com contorno ondulado. Ocorrem tricomas tectores e glandulares. Os primeiros são eretos, pluricelulares e unisseriados. Os tricomas glandulares são capitados e bisseriados. O mesofilo é dorsiventral e a nervura central é percorrida por feixes vasculares colaterais dispostos em arco aberto. O caule, em estrutura secundária inicial, possui epiderme unisseriada com cutícula estriada e tricomas semelhantes aos da folha. No córtex, observam-se colênquima anelar alternado com clorênquima e endoderme com estrias de Caspary. Calotas esclerenquimáticas apõem-se ao floema. Este é formado pelo câmbio vascular em direção à periferia e o xilema é gerado de modo centrípeto. A medula é parenquimática. Pequenos cristais de oxalato de cálcio estão presentes na folha e no caule.

Palabras llave : Elephantopus mollis; Asteraceae; cristais; endoderme; tricoma glandular; tricoma tector.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués