SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Pharmacognostic study about Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L. R. Landrum leaves - MyrtaceaePharmacobotanical studies of wild indigo species (Indigofera suffruticosa and Indigofera truxillensis, Leguminosae,) with pharmacological properties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Farmacognosia

Print version ISSN 0102-695X

Abstract

SUFFREDINI, Ivana B.; BACCHI, Elfriede M.  and  KRAUS, Jane E.. Estudo farmacognóstico do caule e raízes de Microgramma squamulosa (Kaulf.) Sota (Polypodiaceae). Rev. bras. farmacogn. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 279-286. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2008000200023.

Microgramma squamulosa (Polypodiaceae) tem sido tradicionalmente empregada como agente contra úlceras estomacais. Trabalhos realizados anteriormente confirmaram a atividade antiúlcera do extrato bruto de caule/raízes e de suas frações preparadas com os caules e as raízes dessa planta. Foi também demonstrado que o extrato não é tóxico no modelo de toxicidade aguda, em ratos. Devido a esses resultados, considerou-se importante providenciar instrumentos capazes de orientar a caracterização da droga vegetal. M. squamulosa é uma epífita com caule escandente, portando folhas na porção adaxial e raízes adventícias na porção abaxial. As principais características histológicas para identificação são: escamas lanceoladas, peltadas e com tricomas, esclereídes, meristelos (feixes anficrivais) e traqueídes com espessamento espiralado no caule; pêlos em fita e esclereídes, na raiz. A análise fitoquímica e o perfil cromatográfico realizados com o extrato bruto de caule/raízes e frações ativas mostraram a presença de flavonóides e taninos, que podem estar relacionados à atividade antiúlcera. Os resultados obtidos auxiliam a identificação da planta e possibilitam a caracterização da droga vegetal fragmentada e também sob forma de pó ou extrato.

Keywords : Microgramma squamulosa; erva silvina; samambaia; epífita; morfo-histologia; flavonóides; taninos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese