SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Pharmacognostic study about Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L. R. Landrum leaves - MyrtaceaePharmacobotanical studies of wild indigo species (Indigofera suffruticosa and Indigofera truxillensis, Leguminosae,) with pharmacological properties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Farmacognosia

On-line version ISSN 1981-528X

Abstract

SUFFREDINI, Ivana B.; BACCHI, Elfriede M.  and  KRAUS, Jane E.. Estudo farmacognóstico do caule e raízes de Microgramma squamulosa (Kaulf.) Sota (Polypodiaceae). Rev. bras. farmacogn. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 279-286. ISSN 1981-528X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2008000200023.

Microgramma squamulosa (Polypodiaceae) tem sido tradicionalmente empregada como agente contra úlceras estomacais. Trabalhos realizados anteriormente confirmaram a atividade antiúlcera do extrato bruto de caule/raízes e de suas frações preparadas com os caules e as raízes dessa planta. Foi também demonstrado que o extrato não é tóxico no modelo de toxicidade aguda, em ratos. Devido a esses resultados, considerou-se importante providenciar instrumentos capazes de orientar a caracterização da droga vegetal. M. squamulosa é uma epífita com caule escandente, portando folhas na porção adaxial e raízes adventícias na porção abaxial. As principais características histológicas para identificação são: escamas lanceoladas, peltadas e com tricomas, esclereídes, meristelos (feixes anficrivais) e traqueídes com espessamento espiralado no caule; pêlos em fita e esclereídes, na raiz. A análise fitoquímica e o perfil cromatográfico realizados com o extrato bruto de caule/raízes e frações ativas mostraram a presença de flavonóides e taninos, que podem estar relacionados à atividade antiúlcera. Os resultados obtidos auxiliam a identificação da planta e possibilitam a caracterização da droga vegetal fragmentada e também sob forma de pó ou extrato.

Keywords : Microgramma squamulosa; erva silvina; samambaia; epífita; morfo-histologia; flavonóides; taninos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)