SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Effect of the decontamination using gamma irradiation on the essential oil of Turnera diffusa Wild.Secondary metabolites isolated from Richardia brasiliensis Gomes (Rubiaceae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Farmacognosia

Print version ISSN 0102-695XOn-line version ISSN 1981-528X

Abstract

CHAVES, Juliana Siqueira  and  DA COSTA, Fernando Batista. Uma proposta para o controle de qualidade de Tanacetum parthenium (tanaceto) e seu extrato hidroalcoólico. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp.360-366. ISSN 0102-695X.  https://doi.org/10.1590/S0102-695X2008000300009.

Neste trabalho, é apresentada uma proposta para o controle de qualidade físico e químico do pó de T. parthenium (tanaceto) e do seu extrato hidroalcoólico obtido por percolação. A lactona sesquiterpênica partenolídeo, o principal componente ativo da espécie, foi quantificada por CLAE e seu teor foi de 0,49% no pó e 1,06% no extrato. O teor de flavonóides totais foi determinado por espectroscopia no UV e foi de 0,54% no pó e 1,05% no extrato hidroalcoólico. A santina, principal flavonóide da espécie, foi isolada e posteriormente identificada no extrato por CLAE. Uma vez que o partenolídeo também pode ser encontrado em outras espécies de Asteraceae, a análise da santina é importante para certificar a autenticidade do material vegetal. Os resultados obtidos neste trabalho confirmam a autenticidade do material e a eficiência do processo extrativo.

Keywords : Tanacetum parthenium; Asteraceae; controle de qualidade; quantificação por CLAE; extrato hidroalcoólico; flavonóides; partenolídeo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License