SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The medicinal plants monographs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Farmacognosia

Print version ISSN 0102-695XOn-line version ISSN 1981-528X

Abstract

AGRA, Maria de Fátima et al. Levantamento das plantas medicinais usadas na região Nordeste do Brasil. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp.472-508. ISSN 0102-695X.  https://doi.org/10.1590/S0102-695X2008000300023.

Este trabalho teve como objetivo um levantamento das plantas e dos seus usos como medicinais, as quais são utilizadas com fins terapêuticos na região Nordeste do Brasil. A área de estudo é reconhecida por uma rica biodiversidade, principalmente de plantas e de hábitats, abrangendo desde a Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, sistemas de mangues e dunas costeiras, até florestas secas e savanas. Como resultados, foram registrados um total de 650 espécies pertencentes a 407 gêneros e 111 famílias, e suas informações etnomedicinais. A diversidade florística é dominada por vegetais superiores e apenas cinco espécies das famílias Aspleniaceae, Cyatheaceae, Equisetaceae, Polypodiaceae e Selaginellaceae pertencem ao grupo das Pteridófitas, que corresconde a menos que 1% do total das espécies registradas. Este estudo sugere a grande importância da investigação das espécies farmacologicamente ainda não estudadas, uma vez que seus usos populares estão registrados.

Keywords : Etnomedicina; etnobotânica; plantas medicinais; medicina popular; Nordeste do Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License