SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 suppl.Mikania glomerata Spreng: development of a herbal medicineHerbal drug use by elderly people: results from a domiciliary survey in Belo Horizonte (MG), Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Farmacognosia

Print version ISSN 0102-695XOn-line version ISSN 1981-528X

Abstract

FONTELES, Marta Maria de F. et al. Vigilância pós-comercialização da Aguardente Alemã® (Operculina macrocarpa e Convolvulus scammonea). Rev. bras. farmacogn. [online]. 2008, vol.18, suppl., pp.748-753. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2008000500020.

A Aguardente Alemã (AA), produzida a partir dos extratos das raízes de Operculina macrocarpa e Convolvulus scammonia, conhecida, também, como "jalapa composta", é indicada como laxante, mas é utilizada, popularmente, para as mais variadas patologias. Este trabalho objetivou delinear o perfil do usuário desse fitoterápico, a forma de administração e as principais indicações de uso relatadas pelo usuário, utilizando, para isto, um questionário aplicado à população (n = 125) no momento da dispensação do produto em farmácias de Fortaleza, Ceará. Os usuários eram, na sua maioria, mulheres, com idade de 41 a 60 anos. A administração de AA era feita, em geral, com uma colher de chá (5 mL; 46,4%), uma vez por dia (87%), sem um horário fixo de tomada; administrando com chá ou água, prioritariamente. A população referiu usar AA, principalmente, para problemas circulatórios (63%) e cefaléia (13,1%). A atividade purgativa, rotulada na formulação do produto comercializado, foi pouco referida. Desta feita, nossos resultados subsidiam importantes informações para o processo de certificação de AA junto às agências regulatórias e enfatizam a necessidade de mais estudos de vigilância pós-comercialização, para a garantia do uso racional do produto pelo usuário.

Keywords : Operculina macrocarpa; Convolvulus scammonea; Convolvulaceae; aguardente Alemã; vigilância pós-comercialização; fitoterápicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License