SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Four Brazilian Maytenus salicifolia Reissek (Celastraceae) groups studied by TLC and UV/Vis spectrophotometryAntinociceptive and bioactivity of leaves of Murraya paniculata (L.) Jack, Rutaceae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Farmacognosia

Print version ISSN 0102-695X

Abstract

PEIXOTO SOBRINHO, Tadeu J. da S. et al. Análise da pluviosidade e do efeito de borda sobre os teores de flavonóides em Bauhinia cheilantha (Bong.) Steud., Fabaceae. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 740-745. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2009000500015.

Este estudo avaliou a influência do efeito de borda e da pluviosidade sobre a produção de flavonóides em indivíduos de Bauhinia cheilantha (Bong.) Steud., Fabaceae, em uma área de caatinga no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Foi utilizada metodologia analítica por complexação com cloreto de alumínio para quantificar a concentração de flavonóides contidos nos extratos foliares de B. cheilantha, por meio de espectrofotometria no visível. De forma geral, o efeito de borda afeta a produção de flavonóides, entretanto, não foi possível correlacionar a produção de flavonóides e a pluviosidade, demonstrando que a espécie avaliada utiliza outra estratégia como resposta às pressões ambientais.

Keywords : Caatinga; pata-de-vaca; pluviosidade; ecologia química; Bauhinia cheilantha; Fabaceae.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese