SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Antinociceptive, anti-inflammatory and diuretic properties of Polygonum barbatum (L.) Hara var. barbataFoliar anatomy of Eugenia florida DC. (Myrtaceae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Farmacognosia

Print version ISSN 0102-695X

Abstract

FLAUSINO JR, Otavio et al. Atividade biológica de uma fração enriquecida de diterpenos clerodânicos (casearinas) e de extratos de espécies de Salicaceae do Cerrado e Mata Atlântica em um ensaio de inibição de proteases. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 755-758. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2009000500018.

Considerando o uso popular de Casearia sylvestris Sw., Salicaceae, para o tratamento de problemas gástricos e resultados pré-clínicos que mostraram potencial atividade anti-ulcerogênica, foi realizado um screening farmacológico para avaliar a atividade biológica de outras espécies de Salicaceae. Para isso, foi utilizado um ensaio de inibição de proteases como um modelo farmacológico molecular para screening de extratos com atividade anti-ulcerogênica. Os extratos etanólico e aquoso dos galhos e folhas de C. gossypiosperma, C. decandra e C. rupestris mostraram inibição da atividade da pepsina em aproximadamente 50% com a concentração de 1 μg/mL. Curiosamente, C. obliquoa e Flacourtia ramontchi não apresentaram atividade sobre a pepsina, mas seus extratos mais apolares mostraram atividade inibitória sobre a subtilisina. A fração enriquecida de diterpenos clerodânicos mostrou atividade inibitória (42,75%) sobre a pepsina com a concentração de 1 μg/mL, mas não sobre a subtilisina (23,76%). Os resultados obtidos com os extratos e folhas das espécies testadas mostraram um padrão de atividade diferente sobre os dois tipos de proteases, a pepsina e a subtilisina, as quais estão relacionadas com diferentes tipos de atividades biológicas. Ainda mais, os resultados com a fração enriquecida de diterpenos clerodânicos sugerem que estas substâncias podem estar relacionadas com a atividade do extrato bruto de C. sylvestris.

Keywords : Salicaceae; Casearia; diterpenos clerodânicos; atividade anti-úlcera gástrica; inibição de proteases; ensaio de fluorescência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English