SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Efeito imunoestimulante de compostos fenólicos de líquens na produção de peróxido de hidrogênio e óxido nítricoDeterminação espectrométrica dos flavonóides das folhas de Maytenus (Celastraceae) e de Passiflora (Passifloraceae) e comparação com método CLAE-UV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Farmacognosia

versão impressa ISSN 0102-695X

Resumo

REIMBERG, Maria Célia H.; COLOMBO, Renata  e  YARIWAKE, Janete H.. Análise multivariada dos efeitos dos parâmetros do solo e fatores ambientais no teor de flavonoides das folhas de Passiflora incarnata L., Passifloraceae. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2009, vol.19, n.4, pp. 853-859. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2009000600010.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do solo (pH, macro e micronutrientes), fatores ambientais (temperatura, umidade, época do ano e período da coleta) e condições meteorológicas (chuva, sol, nublado, nublado com chuva) no teor de flavonoides das folhas de Passiflora incarnata L. (Passifloraceae), através do tratamento quimiométrico dos dados por PCA (análise de componentes principais) e HCA (análise hierárquica de agrupamentos). Os flavonoides totais foram quantificados por cromatografia líquida de alta eficiência-detecção por ultravioleta (CLAE-UV/DAD). As análises por PCA e HCA mostraram que as amostras de Passiflora não apresentam uma classificação específica em relação às variáveis estudadas e que as variáveis do meio ambiente não são relevantes para descrever o modelo estudado, porém os elementos do solo Fe, B e Cu demonstraram correlação inversa à concentração dos flavonoides totais.

Palavras-chave : Passiflora incarnata L.; cultivo de plantas medicinais; análise quimiométrica; flavonoides; CLAE-UV/DAD.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês