Revista Brasileira de Farmacognosia
Print version ISSN 0102-695X
Abstract
ROCHA, Fabíola D. et al. Espécies de Bromeliaceae Brasileiras: isolamento de derivados arilpropanoídicos e potencial antiradicalar. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2010, vol.20, n.2, pp. 240-245. ISSN 0102-695X. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2010000200017.
Um total de vinte extratos de seis espécies de Bromeliaceae brasileiras foram avaliadas quanto a atividade antioxidante, usando-se o método colorimétrico de redução do radical DPPH. De maneira geral, os extratos polares dos rizomas das espécies de Bromeliaceae testadas revelaram melhor perfil antioxidante do que os extratos das folhas e dos frutos das mesmas espécies. Os melhores resultados foram encontrados para os rizomas de Vriesea procera (Mart. ex Schult.f.) Wittm. e Neoregelia cruenta (Graham) L.B. Sm. O extrato bruto metanólico das folhas de Ananas bracteatus (Lindl.) Schult. & Schult. f. apresentou uma atividade significativa, em relação aos extratos de folhas testados, e o processo de purificação desse extrato resultou na identificação de quatro metabólitos: ferulato de 2-glicerila, p-cumarato de 2-glicerila, 5,7,4'-triidroxi-3,3',5'-trimetoxiflavona e 3-O-β-D-glicopiranosil sitosterol.
Keywords : Bromeliaceae; antioxidante; ferulato de 2-glicerila; p-cumarato de 2-glicerila; 5,7,4'-triidroxi-3,3',5'-trimetoxiflavona.












