SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número6Leaf and stem morpho-anatomy of Genipa americana L., Rubiaceae índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Farmacognosia

versión impresa ISSN 0102-695X

Resumen

DUTRA, Rafael C.; FERRAZ, Sávio O.; PIMENTA, Daniel S.  y  SOUSA, Orlando V.. Caracterização morfoanatômica das folhas de Eremanthus erythropappus (DC.) MacLeisch, Asteraceae. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2010, vol.20, n.6, pp. 818-824.  Epub 07-Ene-2011. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2011005000003.

Eremanthus erythropappus (DC.) MacLeisch (Asteraceae), popularmente conhecida como "candeia-da-serra", é uma espécie utilizada na medicina tradicional como cicatrizante e antimicrobiano. O objetivo do presente trabalho foi comparar o número de tricomas glandulares nas folhas jovens e adultas de E. erythropappus, assim como realizar a caracterização morfoanatômica destas folhas. Secções transversais e paradérmicas das folhas foram submetidas às microtécnicas fotônicas e à microscopia eletrônica de varredura. A quantificação dos tricomas glandulares foi realizada em folhas jovens e adultas com auxílio de câmara clara. As folhas são alternas ou fasciculadas e a lâmina foliar possui epiderme uniestratificada, revestida por cutícula delgada e lisa e mesofilo dorsiventral. Em ambas as faces da epiderme, ocorrem estômatos predominantemente anomocíticos e tricomas glandulares inseridos em depressões. Na face abaxial observam-se numerosos tricomas tectores. O parênquima paliçádico é uniestratificado e o parênquima voltado para a face abaxial é formado por três a cinco camadas de células com disposição compacta. As folhas jovens e adultas apresentam respectivamente 21,78±5,83 e 17,80±6,69 tricomas glandulares na face adaxial. A análise morfoanatômica das folhas de E. erythropappus mostra-se um método rápido e prático para a identificação e controle de qualidade de espécies vegetais utilizadas na terapêutica.

Palabras llave : Eremanthus erythropappus; Asteraceae; morfoanatomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués