SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número6Leaf and stem morpho-anatomy of Genipa americana L., Rubiaceae índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Farmacognosia

versión impresa ISSN 0102-695X

Resumen

DUTRA, Rafael C.; FERRAZ, Sávio O.; PIMENTA, Daniel S.  y  SOUSA, Orlando V.. Caracterização morfoanatômica das folhas de Eremanthus erythropappus (DC.) MacLeisch, Asteraceae. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2010, vol.20, n.6, pp. 818-824.  Epub 07-Ene-2011. ISSN 0102-695X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-695X2011005000003.

Eremanthus erythropappus (DC.) MacLeisch (Asteraceae), popularmente conhecida como "candeia-da-serra", é uma espécie utilizada na medicina tradicional como cicatrizante e antimicrobiano. O objetivo do presente trabalho foi comparar o número de tricomas glandulares nas folhas jovens e adultas de E. erythropappus, assim como realizar a caracterização morfoanatômica destas folhas. Secções transversais e paradérmicas das folhas foram submetidas às microtécnicas fotônicas e à microscopia eletrônica de varredura. A quantificação dos tricomas glandulares foi realizada em folhas jovens e adultas com auxílio de câmara clara. As folhas são alternas ou fasciculadas e a lâmina foliar possui epiderme uniestratificada, revestida por cutícula delgada e lisa e mesofilo dorsiventral. Em ambas as faces da epiderme, ocorrem estômatos predominantemente anomocíticos e tricomas glandulares inseridos em depressões. Na face abaxial observam-se numerosos tricomas tectores. O parênquima paliçádico é uniestratificado e o parênquima voltado para a face abaxial é formado por três a cinco camadas de células com disposição compacta. As folhas jovens e adultas apresentam respectivamente 21,78±5,83 e 17,80±6,69 tricomas glandulares na face adaxial. A análise morfoanatômica das folhas de E. erythropappus mostra-se um método rápido e prático para a identificação e controle de qualidade de espécies vegetais utilizadas na terapêutica.

Palabras clave : Eremanthus erythropappus; Asteraceae; morfoanatomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués (pdf) Portugués (epdf)