SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Juristas: teoria social e idéias políticasBelle Époque literária e modernismo: Oswald de Andrade, intelectual entre dois mundos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

DULCI, Otávio Soares. Generalidade e particularidade na sociologia Brasileira. Soc. estado. [online]. 2000, vol.15, n.2, pp. 223-239. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922000000200003.

A sociologia é uma ciência que procura estabelecer proposições gerais sobre fenômenos sociais, mas suas investigações se desenvolveram, desde a origem, a partir de diferentes tradições nacionais, dirigindo-se a problemas específicos. O artigo examina a formação da sociologia brasileira como processo intelectual marcado pela percepção de possíveis peculiaridades da sociedade brasileira diante de modelos gerais de cunho determinista. Argumenta que, ao enfrentar esse dilema, a sociologia brasileira tem oferecido contribuição importante ao conhecimento genérico da vida social na medida em que, com os seus estudos, a experiência do Brasil pode ser situada em termos comparativos. Essa proposição é ilustrada por uma recapitulação do debate sobre a questão racial na fase clássica da ciência social brasileira - de fins do século XIX ao meio do século XX.

Palavras-chave : Ciência social; sociologia brasileira; generalidade; particularidade; teoria.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português