SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Belle Époque literária e modernismo: Oswald de Andrade, intelectual entre dois mundosPatriarcado, sociedade e patrimonialismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

SANTOS, Myriam S.. Os museus Brasileiros e a constituição do imaginário nacional. Soc. estado. [online]. 2000, vol.15, n.2, pp. 271-302. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922000000200005.

Este artigo investiga a construção de mitos de origem presentes nos museus brasileiros, especialmente no Museu Nacional, e sua relação com imaginários coletivos que se constituem sobre o Brasil durante o Império. São analisados os museus brasileiros do século dezenove, sua relação com os museus europeus da mesma época, bem como elementos inerentes à sociedade brasileira. Procura-se mostrar, primeiro, a formação de narrativas em que tradições clássicas se entrelaçam com uma visão romântica da natureza local; segundo, a ênfase na natureza como fonte de conhecimento científico e, finalmente, um descaso por tradições passadas e valorização de narrativas orientadas para realizações futuras. A manutenção da desvalorização do passado contribui para a dificuldade de legitimação dos museus que se voltam para a preservação de tradições culturais.

Palavras-chave : museus; memória coletiva; imaginário nacional; Império; República; Positivismo; política cultural.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português