SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2O princípio de razão, o utilitarismo e o antiutilitarismoEconomia solidária versus economia capitalista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sociedade e Estado

versión impresa ISSN 0102-6992

Resumen

LAVILLE, Jean-Louis. Economia solidária, a perspectiva européia. Soc. estado. [online]. 2001, vol.16, n.1-2, pp. 57-99. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922001000100004.

Na Europa, é bem verdade, o reconhecimento dos direitos humanos desestabilizou a antiga ordem social sem eliminar as diferenças de condições herdadas das sociedades tradicionais. Com o surgimento da questão social, desde o século XIX, a compatibilidade entre cidadania e desenvolvimento econômico teve como resultado ser o objeto de debates apaixonados, nos quais se inscreveram as associações emergentes. O objetivo desta contribuição é salientar a existência de um número significativo de pesquisas sobre o associativismo os quais demarcam perspectivas hipotético-dedutivas próprias da teoria econômica padronizada, tendo como recurso metodologias mais históricas e compreensivas. Seus principais resultados nos levam a relativizar as noções de não-lucratividade e de terceiro setor. É principalmente o conceito de solidariedade que aparece como essencial para se explicitar as diversas práticas sociais que podem estar reagrupadas pelo nome genérico de associativismo cívico.

Palabras llave : economia solidária; cooperativa; associação de ajuda mútua.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués