SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Cooperativas: uma possível transformação identitária para os trabalhadores do setor informal?Sobre a estruturação de redes sociais em associações voluntárias: estudo empírico de organizações não-governamentais da cidade do Recife índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


Sociedade e Estado

versión impresa ISSN 0102-6992

Resumen

CARVALHO, Ricardo Augusto Alves de  y  PIRES, Sanyo Drummond. Em busca de novas solidariedades: os empreendimentos da economia social em questão. Soc. estado. [online]. 2001, vol.16, n.1-2, pp. 159-185. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922001000100008.

Trata-se, neste artigo, de colocar em discussão as noções de autogestão e de autonomia, tanto do ponto de vista teórico como metodológico, no contexto dos empreendimentos de autogestão. Procuramos, portanto, propor neste trabalho, a necessidade de se identificar as relações entre os seguintes níveis de análise: jurídico-econômico, político-administrativo e psicossocial, na tensão que se faz sentir entre os processos de autonomia e de heteronomia. Poderíamos pensar o sujeito na sua relação com "o outro" em um novo terreno de "co-laboração"? Nestas novas configurações sócio-autogestionárias, o laço social não poderia estar se realizando sob a forma de "dádiva"?

Palabras llave : autogestão; autonomia; dádiva; psicossocial; economia solidária.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués