SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Cuidado metodológico: signo crucial da qualidadeDo espaço do sujeito ao espaço mundial: uma nova maneira de aprender a realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

WELLER, Wivian et al. Karl Mannheim e o método documentário de interpretação: uma forma de análise das visões de mundo. Soc. estado. [online]. 2002, vol.17, n.2, pp. 375-396. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922002000200008.

O presente artigo retoma a contribuição de Mannheim na construção de um método interpretativo de pesquisa, com base no trabalho escrito originalmente em 1921/22 Beiträge zur Theorie der Weltanschaungsinterpretation (Contribuições para a teoria da interpretação das visões de mundo). O texto discute as reflexões metodológicas e o desenvolvimento de um método de análise das visões de mundo para as ciências sociais, denominado método documentário de interpretação. Ao trazer como proposta metodológica a análise documentária das experiências ateóricas, o autor instiga-nos a repensar o processo e o tratamento dado à interpretação dos objetos culturais. Num momento atual, em que presenciamos a ação e o discurso da velocidade da difusão de informações, no qual a instantaneidade do tempo aniquilaria o espaço e homogeneizaria as culturas, o artigo de Mannheim é propositivo: nos convida a repensar a construção de instrumentos analíticos capazes de mapear e dar forma à singularidade de experiências concretas, que carecem de uma análise teórica.

Palavras-chave : visões de mundo; método documentário de interpretação; sociologia do conhecimento.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · pdf em Português