SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Pour comprender la violence: l'hypothèse du sujetAs delegacias especiais de proteção à mulher no Brasil e a «judiciarização» dos conflitos conjugais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

SILVA, Luiz Antonio Machado da. Sociabilidade violenta: por uma interpretação da criminalidade contemporânea no Brasil urbano. Soc. estado. [online]. 2004, vol.19, n.1, pp. 53-84. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922004000100004.

O ensaio analisa uma das formas de organização social das relações de força que são legal e administrativamente definidas como crime comum violento, tal como aparecem nas grandes cidades, com ênfase para o Rio de Janeiro. A abordagem proposta implica considerar a relação entre a produção simbólica e certas práticas sociais em sua concretude e singularidade mais imediata. Para efeitos da argumentação desenvolvida, o texto, ao esboçar a noção de sociabilidade violenta, busca captar a natureza e o sentido da radical transformação de qualidade das relações sociais a partir das práticas de criminosos comuns, mudança que a produção sociológica tem tido enorme dificuldade em apreender.

Keywords : sociabilidade violenta; crime comum violento; violência urbana como representação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese