SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Reflexões sobre o mercado global de arte: implicações para a Sociologia da CulturaTrês décadas de resistência feminista contra o sexismo e a violência feminina no Brasil: 1976 a 2006 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992versão On-line ISSN 1980-5462

Resumo

JARDIM, Maria Chaves. "Nova" elite no Brasil? Sindicalistas e ex-sindicalistas no mercado financeiro. Soc. estado. [online]. 2009, vol.24, n.2, pp.363-399. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922009000200003.

O artigo argumenta sobre a possível formação de uma "nova" elite no Brasil, oriunda do meio sindical e que atualmente está presente no mercado financeiro. Tem como metodologia a realização de entrevistas com sindicalistas, ex-sindicalistas e dirigentes de fundos de pensão, bem como o resgate da história de vida de determinados atores sociais considerados peças-chave na temática dos fundos de pensão. Sugere-se que tem ocorrido uma reconversão de determinados sindicalistas, os quais passam a dialogar com o mercado financeiro na temática de fundos de pensão. Como consequência, evidenciam-se diversas tensões e disputas entre os sindicalistas que se interessam por fundos de pensão (vanguarda financeira) e os sindicalistas que negam a nova estratégia sindical (sindicalistas tradicionais).

Palavras-chave : "elite sindical"; sindicalista tradicional; vanguarda financeira; fundos de pensão; mercado financeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons