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Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

ZUCCHETTI, Dinora Tereza; MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  e  MENEZES, Magali Mendes de. Projetos Socioeducativos: a naturalização da exclusão nos discursos de educadores. Soc. estado. [online]. 2010, vol.25, n.3, pp.465-478. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922010000300003.

O artigo aborda a temática da exclusão/inclusão em práticas de educação não escolar, a partir dos discursos de educadores que atuam em projetos socioeducativos voltados a crianças e jovens, moradores de periferias urbanas. Considerando-se alguns resultados das pesquisas empíricas Formação de Educadores em Práticas Socioeducativas (CNPq) e Saberes sobre Diferenças e Inclusão Social, os projetos socioeducativos são tidos como ações eminentemente inclusivas, naturalizando o fenômeno da exclusão/inclusão social. Propõe-se a ampliação dessa discussão a partir de argumentos que apontam para a ausência de um fundamento importante, a saber, a dimensão da desigualdade.

Palavras-chave : políticas públicas; exclusão [inclusão]; desigualdade; projetos socioeducativos; práticas de educação.

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