SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Colaboração na produção científica na Ciência Política e na Sociologia brasileirasProdução interdisciplinar de conhecimento científico no Brasil: temas ambientais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

ALVES, Elder Patrick Maia. Diversidade cultural, patrimônio cultural material e cultura popular: a Unesco e a construção de um universalismo global. Soc. estado. [online]. 2010, vol.25, n.3, pp.539-560. ISSN 0102-6992.  https://doi.org/10.1590/S0102-69922010000300007.

Este artigo procura situar o advento e a operacionalização de uma formação discursiva responsável pela emergência de um novo universalismo global. Tal universalismo traz como imperativo ético-moral a defesa e a promoção de valores como a diversidade cultural. Para compreender as implicações políticas e culturais desse universalismo, este trabalho elege como eixo empírico a atuação da Organização das Nações Unidas Para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), destacando as ações dessa organização na coordenação e dinamização de um trânsito simbólico e discursivo transnacional envolvendo governos, organizações não-governamentais e grupos políticos.

Keywords : Universalismo global; UNESCO; trânsito simbólico; diversidade cultural; patrimônio imaterial; cultura popular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License