SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Em busca de um ponto cego: notas sobre a sociologia da cultura no Brasil e a diluição da mídia como objeto sociológicoArte e geopolítica: a lógica das interpretações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Medos urbanos e mídia: o imaginário sobre juventude e violência no Brasil atual. Soc. estado. [online]. 2011, vol.26, n.3, pp. 471-486. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922011000300003.

Este artigo discute a cultura e a indústria do medo no Brasil atual, através da relação entre juventude e violência, e no avaliar as consequências desta correlação por meio das proposições levantadas pela mídia brasileira no imaginário nacional. Essa problemática é compreendida tendo em vista a questão da formação dos jovens no país nessa primeira década do século XXI, e em um momento de mudanças significativas nos padrões de comportamento nacional. Mudanças que pulverizam os valores sociais e caminham a passos largos para o individualismo crescente nas relações societárias e uma ampliação do medo do outro, no interior das formas interativas a que estão sujeitos não apenas a juventude, mas a população em geral.

Keywords : Medos Urbanos; Cultura do Medo; Violência; Juventude; Mídia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese