SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Velhice e analfabetismo, uma relação paradoxal: a exclusão educacional em contextos rurais da região NordesteEstratégia de articulação e estratégia de aliança: possibilidades para a luta política author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992

Abstract

FERNANDES, Sílvia Regina Alves. Entre tensões e escolhas, um olhar sociológico sobre jovens na vida religiosa. Soc. estado. [online]. 2011, vol.26, n.3, pp. 663-684. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922011000300012.

O artigo analisa a juventude contemporânea a partir do eixo religiosidade e adesão religiosa a institutos católicos. A primeira parte do texto apresenta dados secundários sobre o perfil dos jovens e demonstra que o trabalho e o estudo são demandas importantes para esse segmento. Os jovens brasileiros manifestam ainda crença na mudança social. Com base em dados de pesquisa quantitativa com jovens religiosos na Baixada Fluminense e dados primários sobre jovens que aderem ao Instituto Toca de Assis, no catolicismo, argumenta-se, na segunda parte do artigo, que estes últimos, a partir de seus ideários de pobreza e recusa ao conhecimento, podem representar contestação à situação do jovem na sociedade brasileira. Compara-se as diferentes formas de adesão a institutos religiosos e sugere-se que a Toca de Assis, a despeito do processo de institucionalização que atravessa, tem contestado a Vida Religiosa de institutos tradicionais e seus mecanismos de poder e se apresenta como um objeto empírico relevante para a análise das novas sensibilidades religiosas juvenis.

Keywords : Juventude Contemporânea; Vida Religiosa; Catolicismo; Poder; Toca de Assis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese