SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Trajetórias acadêmicas: um estudo comparado da carreira acadêmica em Minas GeraisGestão da interação Universidade-Empresa: o caso PUCRS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

GITAHY, Leda  e  SILVA, Lucas Rodrigo da. Trajetória institucional e políticas de CT&I: o caso do CNAVAL/IPT nos anos 2000. Soc. estado. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 63-77. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922012000100005.

Este artigo discute as relações entre a trajetória institucional do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e as mudanças nas políticas de CT&I estaduais e federais, tratando de identificar os pontos de inflexão, que impactaram suas rotinas organizacionais. O objetivo é compreender as estratégias que o Instituto, seus dirigentes e pesquisadores assumem face às transformações do contexto em que estão inseridos. Os conceitos de trajetória, evolução e aprendizagem, rotinas e rede tecnoeconômica são os norteadores do trabalho. Após um breve histórico das transformações mais relevantes sofridas pela instituição, entre 1970 e 1998, o trabalho foca na última década e na análise da experiência Centro de Engenharia Naval e Oceânica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (CNAVAL/IPT). A abordagem metodológica é de caráter exploratório, combinando entrevistas com atores chaves, pesquisa documental, análise de dados primários e secundários e revisão da literatura sobre as transformações dos Institutos Públicos de Pesquisa (IPPs) no Brasil.

Palavras-chave : Políticas CT & I; Rotinas Organizacionais; Pesquisa; Rede Tecnoeconômica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português