SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Inovação em petróleo e gás no Brasil: a parceria Cenpes-Petrobras e Coppe-UFRJEl reverso de la ciudadanía tradicional: la centralidad desentrañada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

BOTELHO, Antonio  e  ALMEIDA, Mariza. Desconstruindo a política científica no Brasil: evolução da descentralização da política de apoio à pesquisa e inovação. Soc. estado. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp. 117-132. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922012000100008.

O artigo analisa a trajetória e impacto institucional regional das duas principais políticas federais descentralizadas de apoio à ciência, tecnologia e inovação (CT&I): uma voltada para cooperação universidade-indústria (PAPPE) e outra para o financiamento à inovação nas MPEs (PAPPE Subvenção). Ele explora a aprendizagem de política pública das unidades da federação e de instituições regionais parceiras, bem como a transformação de seus arranjos institucionais e estruturas de governança. A pesquisa conclui que a rápida ascensão da política de inovação e as exigências estruturais e de processo que se impuseram ao Estado brasileiro, alteraram radicalmente o escopo, a forma e a função da política federal de apoio à pesquisa, contribuindo para a desconstrução da política centralizadora de CT&I.

Palavras-chave : Política Pública; Inovação; Descentralização; Fomento CT & I; Regionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português