Acessibilidade / Reportar erro

Encontro entre pobreza e moral em Luanda. Urbanização, direitos e violência* * Esta pesquisa abrange um período curto (de 2006 a 2012), que corresponde à primeira fase da nova urbanização da capital angolana. Obviamente, a situação, de certa forma, mudou, pois a construção de moradias "sociais" desenvolveu-se de maneira mais constante. Além do mais, o Estado angolano - criticado e desaprovado pelas classes pobres e as associações civis - procura apresentar uma imagem positiva ao povo angolano. Entretanto, essas políticas não cumprem seus objetivos. Nossas pesquisas continuam com o intuito de destacar as novas lutas urbanas que acontecem em Luanda, assim como as atuais políticas do Estado angolano.

O artigo apresenta uma análise da questão urbana da capital angolana, com base em duas pesquisas feitas ao final dos anos 1980, uma sobre a economia paralela em Angola, mais especificamente em sua capital, Luanda; outra sobre as políticas de urbanização da periferia africana, ao sul do Saara, assim como novas pesquisas realizadas entre 2006 e 2010 voltadas, desta vez, à compreensão da nova realidade, passados 20 anos, e à descrição e análise das mudanças ocorridas, assim como as razões dessas transformações, conforme a narrativa e as práticas dos atores sociais implicados. O texto se concentra na análise do desenvolvimento imobiliário, com a reconstrução da infraestrutura de base destruída durante a guerra civil, destacando reiteradas disputas entre o Estado angolano e as populações de cidadãos deserdados e deslocados pela guerra, vítimas, durante muito tempo, das lutas políticas e da violência das diferentes facções da elite que lutam pelo controle do Estado desde a Independência.

pobreza; moral; urbanização; direitos; exclusão social; violência; cidadania


Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br