SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Pós-Antropologia: as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativaPentecostalismo brasileiro em Moçambique: produção de conhecimento espiritual e cultural em um espaço transnacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

SOARES, Eliane Veras  e  ALVES, Aline Adelaide. Literatura e materialismo cultural: uma proposta de análise. Soc. estado. [online]. 2015, vol.30, n.2, pp.371-388. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000006.

Neste artigo, propomos uma discussão sobre o lugar da literatura na construção do conhecimento. Tendo em mente o pressuposto de que o conhecimento científico deve ser compreendido como forma de conhecimento, mas não como o conhecimento por excelência, perguntamos se a literatura também poderia ser concebida como uma forma de conhecimento da realidade, ainda que esta não seja sua função nem mesmo o que a define como literatura. De modo que procuramos aqui problematizar a relação entre literatura, conhecimento e sociedade, a partir do materialismo cultural, tomando como estudo empírico a formação da literatura em Moçambique.

Palavras-chave : literatura; conhecimento; Moçambique; materialismo cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )