SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negroNovos padrões de investigação policial no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

ALCOFF, Linda Martín. Uma epistemologia para a próxima revolução. Soc. estado. [online]. 2016, vol.31, n.1, pp.129-143. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922016000100007.

Este artigo discute a necessidade de desenvolvimento de uma epistemologia decolonial revolucionária, identificando dois obstáculos para a formulação de uma nova epistemologia: um relacionado à própria epistemologia e outro às discussões sobre identidade. Argumenta-se pela necessidade de um debate propositivo e reconstrutivo sobre a verdade, bem como de uma discussão reconstrutiva sobre como e por quem o conhecimento é produzido. Por outro lado, defende-se que as concepções que asseveram que toda e qualquer reivindicação por identidade seja marcada por um excesso de essencialismo emergem também como obstáculo. Em seu lugar, propõem-se explicações mais fidedignas acerca da realidade que possam avaliar em que contexto os movimentos sociais baseados em identidades se tornam estreitos e conformistas e quando significam uma ampliação da participação política e da formação de coalizões.

Palavras-chave : epistemologia; identidade; movimentos sociais; projeto analético; decolonialidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )