SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Capital cultural, conhecimento e dominação social: as pistas e os problemas levantados pela dominação financeira contemporâneaWomen's movements and the State in Portugal: a State feminism approach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

BATISTA, Analía Soria; FRANCA, Karla Christina Batista; BERDET, Marcelo  e  PINTO, Marizângela Aparecida de Bortolo. Metropolização, homicídios e segurança pública na área metropolitana de Brasília: o município de Águas Lindas de Goiás. Soc. estado. [online]. 2016, vol.31, n.2, pp.433-457. ISSN 0102-6992.  https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000200007.

Neste artigo se discute o quadro metropolitano dos homicídios em 2010 em um município do Entorno de Brasília, Águas Lindas de Goiás (GO). As externalidades negativas da metropolização de Brasília, em interface com a estrutura e organização da segurança pública e a fragilidade das ações da assistência social no município, esclarecem a dinâmica dos homicídios e os fatores estruturais que influenciam para a sua ocorrência. A pesquisa baseia-se em dados socioeconômicos secundários e em entrevistas realizadas junto aos atores da segurança pública e da assistência social. Os resultados apontam para a segregação socioespacial e a exclusão social no processo de urbanização do município, o alto grau de interação econômica e social deste último com o Distrito Federal, isto é, a polarização que o Distrito Federal exerce na oferta ao mercado de trabalho e de serviços básicos de educação e saúde. Neste quadro, e em face da alta taxa de homicídios no município, o artigo indica a necessidade de políticas cooperadas entre os diferentes entes da Federação envolvidos (União, estados, Distrito Federal e municípios) na área econômica e social e das políticas de segurança pública.

Palavras-chave : metropolização; segurança pública; homicídio; segregação socioespacial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )