SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Metropolização, homicídios e segurança pública na área metropolitana de Brasília: o município de Águas Lindas de GoiásO desenvolvimento humano em contextos específicos: as propostas dos Relatórios de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e os desafios postos pelos estudos sobre a América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

MONTEIRO, Rosa  e  FERREIRA, Virgínia. Women's movements and the State in Portugal: a State feminism approach. Soc. estado. [online]. 2016, vol.31, n.2, pp.459-486. ISSN 0102-6992.  https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000200008.

Este artigo pretende contribuir para uma melhor compreensão das dinâmicas dos movimentos de mulheres e de suas relações com as instituições, partidos políticos e mecanismos oficiais que promovem a igualdade de gênero. Resulta do primeiro estudo acerca do feminismo de Estado em Portugal. A pesquisa assentou num estudo de caso centrado no principal mecanismo oficial para a igualdade e as suas redes, com a mobilização de uma abordagem qualitativa. Concluímos que, na atualidade, enquanto o Estado português está confrontado com a sua persistente incapacidade para implementar as políticas de igualdade de gênero, a situação presente dos movimentos de mulheres portugueses é de redefinição e acomodação aos principais desafios de reinvenção e ressignificação num contexto externo muito difícil.

Palavras-chave : movimentos de mulheres; Estado; feminismo de Estado; partidos políticos; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )