Acessibilidade / Reportar erro

A força dos dispositivos* * Os autores agradecem aos participantes do programa interuniversitário Social Studies of Institutions (Washington University in St. Louis, University of Amsterdam, École des Hautes Études em Sciences Sociales), assim como a Michel Grossetti, a Liora Israël e a Christian Licoppe, por seus comentários às primeiras versões deste trabalho. A versão original foi publicada nos Annales HSS, v. 71, n. 2, p. 421-450, Paris, Éditions de l’Ehess, 2016, e sua tradução e publicação na Sociedade e Estado devidamente autorizadas pelos editores.

Resumo

As ciências sociais podem se beneficiar de uma atenção particular ao lugar que ocupam os dispositivos na vida social. O interesse de uma tal perspectiva reflete-se nas pesquisas que, desde o final dos anos 1970, recorreram a essa noção. Mas a leitura desses trabalhos mostra igualmente, além da grande variedade de definições e objetivos associados ao conceito de dispositivo, certas dificuldades encontradas pelo caminho. Ela estimula um esforço de clarificação e renovação, tanto no plano conceitual como metodológico, contribuição procurada por este trabalho. Na primeira parte do artigo, apresentaremos os resultados de um levantamento conceitual sobre a noção de dispositivo. Na segunda parte, desenvolveremos uma série de proposições que visam elaborar uma abordagem “processual” dos dispositivos. Retomamos diversas pesquisas que conduzimos nessa perspectiva em torno de dispositivos de reparação: estudo do trabalho doutrinal de juristas em torno do processo penal, práticas dos advogados na audiência de um processo, reações de vítimas de uma catástrofe sanitária face a um fundo de indenização, transformações históricas de dispositivos de reparação de erros médicos desde o início do século XX.

Palavras-chave:
dispositivos; teoria sociológica; pragmatismo francês

Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br