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Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992versão On-line ISSN 1980-5462

Resumo

ANJOS, Flávio Sacco dos  e  CALDAS, Nádia Velleda. A dinâmica dos canais curtos de comercialização: o caso do Projeto Campagna Amica na Itália. Soc. estado. [online]. 2017, vol.32, n.3, pp.771-792. ISSN 1980-5462.  https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.32030010.

A última década esteve marcada pelo surgimento de uma inovação que a literatura internacional reconheceu como redes agroalimentares alternativas (AFN), regidas por uma lógica que se opõe ao regime operado pela grande distribuição e pelas cadeias globais de suprimento. Uma das mais importantes experiências de AFN europeia é o Projeto Campagna Amica, levada a efeito pela principal confederação sindical agrária italiana (Coldiretti). Desde a sua criação, em 2009, a ênfase tem sido no sentido de reconstruir as relações entre produtores e consumidores através de um processo de aproximação que se desenvolve dentro de mercados de venda direta de produtos agroalimentares. A ênfase desse estudo é mostrar as peculiaridades que ensejam o seu surgimento, mas também as contradições, as ambivalências e os desafios desse processo de construção social da qualidade.

Palavras-chave : redes alimentares alternativas; Itália; Campanha Amiga; canais curtos de comercialização; sociologia do consumo.

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