SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2A sociologia e suas Interfaces com contextos local, nacional e globalOs desafios da globalização e a imaginação cosmopolita: as implicações do Antropoceno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992versão On-line ISSN 1980-5462

Resumo

SAPIRO, Gisèle. Entre o nacional e o internacional: o surgimento histórico da sociologia como campo. Soc. estado. [online]. 2018, vol.33, n.2, pp.349-372. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-699220183302003.

O trabalho centra a atenção no desenvolvimento histórico da sociologia enquanto campo passível de ser analisado com as ferramentas da sociologia histórica. Num primeiro momento, o trabalho destaca o processo histórico de nacionalização da pesquisa e da capacitação da sociologia, procurando transcender o nacionalismo metodológico, uma vez que estuda os acontecimentos nacionais como se ocorressem endogenamente, sem a interferência de fatores internacionais. Num segundo momento, o texto destaca o processo de internacionalização da sociologia, que se intensificou no período pós-guerra, quando se observou a existência de uma estrutura de relações de poder acadêmico existente entre as diferentes sociologias nacionais, em função de condições materiais e simbólicas existentes no âmbito dos diferentes países.

Palavras-chave : Institucionalização acadêmica; Profissionalização, autonomização do campo científico; Constituição de mercados editoriais nacionais e internacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )