SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Os novos atores jihadistasSociologia e ciências sociais em tempos de austeridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992versão On-line ISSN 1980-5462

Resumo

HANAFI, Sari. Pós-colonialismo versus pós-autoritarismo: o mundo árabe e a América Latina em uma perspectiva comparativa. Soc. estado. [online]. 2018, vol.33, n.2, pp.511-528. ISSN 1980-5462.  http://dx.doi.org/10.1590/s0102-699220183302011.

Neste artigo, o autor desafia uma corrente tendência de culpabilização dos intelectuais árabes por não acompanharem os levantes populares árabes, orientando seus públicos e movimentos sociais. Em direção contrária, o autor apresenta o intenso debate ocorrido sobre o tema na academia e nas mídias de massa, indicando que o que houve foi na verdade o fracasso das escolas de pensamento de acadêmicos da esquerda pós-colonial e anti-imperialista. Apresenta, em consequência, como a interseção entre as ciências sociais e os estudos pós-coloniais não se dá sem problemas, principalmente quando se tenta projetar tais estudos sobre o contexto árabe. Sugere então que a abordagem pós-colonial deveria ser complementada por uma abordagem pós-autoritária, que poderia servir tanto ao mundo árabe quanto à América Latina.

Palavras-chave : Pós-colonialismo; Pós-autoritarismo, mundo árabe; América latina; Ocidente/Oriente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )