SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Sociologia e ciências sociais em tempos de austeridadeO suicídio no Brasil contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992versão On-line ISSN 1980-5462

Resumo

BIN, Daniel. O global e o local na pesquisa sociológica. Soc. estado. [online]. 2018, vol.33, n.2, pp.541-564. ISSN 1980-5462.  https://doi.org/10.1590/s0102-699220183302013.

Este trabalho apresenta reflexão sobre como a investigação sociológica articula a construção de objetos teóricos globais e o estudo de fenômenos locais visando a explicações de uma realidade que se torna cada vez mais complexa com a globalização das estruturas, das relações e dos processos sociais. Vislumbro aqui abordagens que considerem que, por mais que a realidade nos seja mais imediatamente apreensível na esfera local das relações, é nas macroforças que encontramos a explicação dessa mesma realidade. Essa hipótese não descuida da noção de que, por mais que teorias possam ser construídas em termos globais, é localmente que elas se deparam com a realidade que se propõem a explicar. A essas abordagens podem servir ao menos dois meios de investigação: o estudo de caso estendido, que nos chama a observar fenômenos locais com vistas a reconstruir teorias globais; e o estudo sociológico de biografia, cujo objetivo é similar ao do primeiro método, porém, tendo como caso o indivíduo em sua existência social.

Palavras-chave : Biografia; Estudo de caso estendido; Globalização; Marxismo; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )