Acessibilidade / Reportar erro

O global e o local na pesquisa sociológica* * O autor é grato pelas valiosas sugestões dos dois revisores anônimos da Sociedade e Estado, não cabendo-lhes qualquer responsabilidade pelas deficiências ainda presentes no artigo. O trabalho foi parcialmente financiado pelo CNPq, processo número 441749/2014-3.

The global and the local in sociological research*** *** The author is grateful for the valuable suggestions of the two anonymous reviewers of Sociedade e Estado, who are exempt from any of the paper’s remaining deficiencies. The work was supported in part by CNPq under grant number 441749/2014-3.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexão sobre como a investigação sociológica articula a construção de objetos teóricos globais e o estudo de fenômenos locais visando a explicações de uma realidade que se torna cada vez mais complexa com a globalização das estruturas, das relações e dos processos sociais. Vislumbro aqui abordagens que considerem que, por mais que a realidade nos seja mais imediatamente apreensível na esfera local das relações, é nas macroforças que encontramos a explicação dessa mesma realidade. Essa hipótese não descuida da noção de que, por mais que teorias possam ser construídas em termos globais, é localmente que elas se deparam com a realidade que se propõem a explicar. A essas abordagens podem servir ao menos dois meios de investigação: o estudo de caso estendido, que nos chama a observar fenômenos locais com vistas a reconstruir teorias globais; e o estudo sociológico de biografia, cujo objetivo é similar ao do primeiro método, porém, tendo como caso o indivíduo em sua existência social.

Palavras-chave:
Biografia; Estudo de caso estendido; Globalização; Marxismo; Metodologia

Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br