SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Juventude e poder político local: a percepção e o discurso de jovens sobre as eleições municipais de 2016Por um modelo analítico no estudo dos enquadramentos midiáticos a processos de mobilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992versão On-line ISSN 1980-5462

Resumo

ALCANTARA, Liliane Cristine Schlemer; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce  e  ZABALA, Leire Uriarte. Análise socioambiental: Zona de Educação para Ecodesenvolvimento e Experiência Cooperativa de Mondragón. Soc. estado. [online]. 2018, vol.33, n.3, pp.887-914. ISSN 0102-6992.  https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201833030010.

Este artigo tem como objetivo avaliar os avanços e os limites de duas experiências conduzidas recentemente em dois diferentes territórios sobre os principais aspectos envolvidos na internalização da questão socioambiental. O estudo foi desenvolvido na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE) do Rio Sagrado, Morretes (PR), Brasil, com um recorte temporal de 2006 a 2012; e a Experiência Cooperativa de Mondragón (ECM), Espanha (País Vasco), com recorte temporal compreendendo o período de 2007 a 2015. A metodologia enquadra-se como pesquisa aplicada de ênfase qualitativa; pesquisa participante e abordagem exploratório-descritiva e avaliativa com interpretação e análise de dados a partir do método de pesquisa qualitativa do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados demonstram que ambas trabalham a gestão socioambiental e socioeconômica com base do processo didático-pedagógico e da práxis educativa: a comunidade de aprendizagem do Rio Sagrado com uma ênfase pedagógica pautada no processo de ensino-aprendizagem; a comunidade de prática do cooperativismo com destaque ao recurso pedagógico da instrumentalização. Concluiu-se que, a seu modo, despontam como alternativas à lógica capitalista hegemônica, trabalhando preventivamente na transformação da comunidade local como protagonista de seu desenvolvimento.

Palavras-chave : Ecodesenvolvimento; Cooperativismo; Crise socioambiental; Desenvolvimento territorial sustentável; Interdisciplinaridade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )