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Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992versão On-line ISSN 1980-5462

Resumo

MAIA, João Marcelo Ehlert  e  MEDEIROS, Jimmy. Fatores preponderantes para a internacionalização docente na pós-graduação em ciências sociais no Brasil. Soc. estado. [online]. 2020, vol.35, n.2, pp.473-500.  Epub 04-Set-2020. ISSN 1980-5462.  https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020005.

Nas últimas duas décadas ocorreu uma expansão dos programas de pós-graduação em ciências sociais e, ao mesmo tempo, uma crescente pressão, por parte das agências financiadoras, para a “internacionalização”. Tal processo não é isento de contradições, muitos já apontados na literatura, como a dificuldade de “internacionalizar” programas relacionados às humanidades. Neste sentido, o presente estudo discute os principais fatores explicativos da internacionalização de docentes das ciências sociais. Para tanto, desenvolve uma descrição dos aspectos relacionados à internacionalização da carreira dos professores e, ao final, identifica os fatores preponderantes para este processo, a partir de um survey on-line nacional. Os principais resultados são: realização de pós-doutorado no exterior é mais significativo para internacionalização do que doutorado sanduíche; antropologia tem indicadores de internacionalização maiores do que sociologia e ciência política, embora não seja possível inferir as causas; docentes de programas considerados como periféricos compensam a dificuldade de internacionalização com “estratégias de baixo custo”.

Palavras-chave : Internacionalização acadêmica; Pós-graduação no Brasil; Ciências sociais.

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