SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Phoenix: boldness in the rebirth of citizen subjectivyTribunales terapéuticos: vigilar, castigar y/o curar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia & Sociedade

versión On-line ISSN 1807-0310

Resumen

TRAVERSO-YEPEZ, Martha A.  y  PINHEIRO, Verônica de Souza. Adolescência, saúde e contexto social: esclarecendo práticas. Psicol. Soc. [online]. 2002, vol.14, n.2, pp. 133-147. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822002000200007.

A partir de uma visão unidimensional da saúde, a tendência das instituições sociais tem sido garantir a sobrevivência de crianças e adolescentes, cuidando dos denominados problemas orgânicos, desconsiderando os aspectos psicológicos e sócio-ambientais. O trabalho de pesquisa-intervenção num bairro da periferia de Natal, RN, possibilitou a identificação de um contexto de vida perpassado pela precariedade de serviços de infra-estrutura, altos índices de evasão escolar, relações de gênero opressivas e, ausência para ambos os sexos, de perspectivas e oportunidades acadêmicas e profissionais. Tal situação limita a consolidação de projetos de vida que transcendam a inserção no mercado informal de trabalho e o desempenho dos tradicionais papéis sexuais, gerando um ciclo de reprodução da pobreza que tende a se perpetuar. Almeja-se, portanto, a revisão crítica das idéias e valores que estão permeando a vivência da adolescência entre a população alvo e suas famílias, bem como entre os profissionais de educação e saúde que trabalham no bairro, inclusive a equipe da Universidade. No presente texto, objetiva-se esclarecer os alicerces teóricos-conceituais dos quais partimos, viabilizando o debate e a reflexão não apenas sobre a problemática em si, mas sobre as práticas profissionais daqueles que trabalham cotidianamente nesses contextos sociais.

Palabras llave : adolescência; saúde; contexto social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués