SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Evaluation in an inclusive perspective: building together with teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

ROCHA, Marisa Lopes da  and  ROCHA, Décio. Produção de conhecimento, práticas mercantilistas e novos modos de subjetivação. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.1, pp. 13-36. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000100003.

Os rumos atuais das mudanças da educação superior no Brasil são preocupantes, na medida em que os dispositivos instituídos em meio à cultura avaliativa privilegiam ligações funcionais e pragmáticas dos trabalhadores com seu processo de trabalho. Trazem a produtividade, a competência, a autonomia, a competitividade como palavras de ordem no mercado de saberes, gerando isolamento, fragmentação e tédio no cotidiano das práticas acadêmicas. Neste texto, coloca-se em análise os discursos e ações dos diversos segmentos implicados com o processo de mudança, assim como nossas estratégias de organização. Apresenta-se um panorama geral das políticas neoliberais que fundamentam as reformas propostas para o ensino superior, os modos de subjetivação que vêm ganhando corpo nas relações entre docentes-pesquisadores, os efeitos produzidos pela adoção de um modelo de avaliação do trabalho realizado e, finalmente, algumas reflexões que buscam interseções entre os diferentes tempos percorridos.

Keywords : políticas neoliberais; reformas; educação superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese