SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Knowledge production, merchantilist practices and new ways of subjectivationThinking: what is it destined for? Differenent times of a reflection upon the announced death of educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

JESUS, Denise Meyrelles de. Atuando em contexto: o processo de avaliação numa perspectiva inclusiva. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.1, pp. 37-49. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000100004.

Para que a diversidade possa se fazer presente, a base da educação de alunos com necessidade educativas especiais (n.e.e.) precisa se construir numa abordagem de apoio colaborativo. Neste relato buscamos evidenciar o processo de repensar a avaliação educacional de um aluno da segunda série. A partir do trabalho com a professora e a pedagoga, definimos aspectos a serem avaliados e um projeto educativo para o aluno a ser trabalhado na sala de aula. O estudo deste caso desencadeou uma atitude de mudança quanto à avaliação nos profissionais das séries iniciais, trazendo à tona inúmeras questões sobre o processo de avaliação naquela escola. Os dados nos mostraram a processualidade do trabalho e como é difícil passar de uma avaliação diagnóstica por especialistas para uma avaliação pedagógica das condições de ensino-aprendizagem.

Keywords : avaliação educacional; necessidades educacionais especiais; educação especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese