SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Researcher facing post-graduation evaluation: under discussion, new ways of subjectivationTo research and to intervene author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

COIMBRA, Cecília Maria. Tensão ou oposição entre ciência e política na pós-graduação? Um falso problema?. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.1, pp. 86-97. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000100007.

Resistindo, denunciando, cansando, algumas vezes indignando-nos, a maioria do tempo estamos vivendo os extertores da universidade pública brasileira, em especial na área conhecida como Ciências Humanas e Sociais. Dentro do ideário neoliberal de Estado mínimo os recursos e financiamentos que têm sido alocados na educação superior pública e laica, em nosso país são, a cada ano, mais irrisórios. Interessa que, numa mesma universidade pública, os vários centros, institutos e departamentos se degladiem ferozmente entre si pelas verbas repassadas em migalhas e vindas como esmolas. As equipes, os professores e alunos competem uns com os outros pelos, cada vez mais, escassos financiamentos. São estas observações que trago neste texto como notas introdutórias sobre a questão da universidade brasileira hoje, em especial, no que se refere ao sucateamento que vem sofrendo a chamada área de "humanidades", nos cursos de pós-graduação.

Keywords : universidade pública; política; ciências sociais e humanas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese