SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1To research and to interveneFrom evaluation of education to education of evaluation: the educator´s role in the universitary evaluation process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

MOLON, Susana Inês. Algumas questões epistemológicas e éticas da psicologia: a avaliação em discussão. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.1, pp. 108-123. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000100009.

Este trabalho pretende fazer uma reflexão sobre alguns dilemas epistemológicos e éticos que encontramos na produção do conhecimento psicológico frente à racionalidade hegemônica que institui um modelo de produção, de aplicação e de avaliação do conhecimento para a educação e para os programas de Pós-graduação, sobretudo da Psicologia. Para entendermos a condição presente da Psicologia, recorremos ao seu passado, buscando os indícios da sua história de luta e resistência, os registros de permanência e de rupturas, para que possamos pensar prospectivamente sobre nossa condição e nosso devir. No esforço de sistematizar alguns pontos do debate, vamos abordar inicialmente as especificidades da produção do conhecimento da Psicologia; logo em seguida, enfatizaremos a crise da racionalidade hegemônica e a emergência de um novo paradigma na ciência, e finalizaremos com a discussão sobre a avaliação.

Keywords : Psicologia; conhecimento; avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese